domingo, 24 de março de 2013

Equinócio de Outono de 2013


 



Caros Associados, Saudações Fraternais!
            Vivemos, nestes dias, entre 19 e 22 deste mês de março, a transição natural denominada, cientificamente de “equinócio de outono” também conhecido, ou melhor, mais conhecido como “chegada do outono” e “final do verão”.
            Este fenômeno ocorre no mundo todo, porem no Hemisfério Norte as estações são diferentes, inversas deste hemisfério.
            A grande maioria das pessoas desconhece por completo o que vem a ser os equinócios e os solstícios, muitos, alias, não conseguem nem pronunciar essas palavras.
            Conhece-se as estações, primavera, verão, outono e inverno mais pelas propagandas das lojas de roupas do que por outro motivo qualquer. As coleções de moda também são responsáveis por marcar, mais ou menos no tempo correto, as alterações entre as estações do ano.
            O ser humano está praticamente desconectado dos fenômenos da natureza e no último século adotou como ponto de referência fenômenos artificiais para se nortear na vida; deixou de observar o Sol e as estrelas, bem como não consegue distinguir as correntes de vento ou a umidade no ar.           
            Algumas “escolas de mistérios” e dentre elas a Maçonaria, preservaram a observação destes fenômenos através dos rituais, porem nem todos os iniciados nessas escolas realmente atentam para a natureza e suas revoluções, o que é uma pena.
            O homem deixou observar o céu, tanto o diurno quanto o noturno e isso é reflexo da própria desatenção que tem com o seu corpo, seus instintos, intelecto e sua mente.
            Conhece-te a ti mesmo e conhecerá o universo, pois assim como é acima é em baixo.Frase no Templo de Delphos, na Grécia, atribuída a Hermes Trimegistus, o “Três Vezes Grande”.
            Desprezando o autoconhecimento, o homem desprezou conhecer aos deuses e ao universo.
            Para saber dados acadêmicos sobre os equinócios e solstícios basta consultar uma das milhares páginas obtidas em pesquisa no Google. Para conhecer os mistérios que estão ligados diretamente a esses fenômenos se faz necessário um trabalho interno constante em busca do autoconhecimento, que se obtém através de longos períodos de isolamento e reflexão.
            Temos a impressão que o isolamento do indivíduo tornou-se algo impossível, uma vez que todos estão obrigatoriamente conectados através da internet, enviando e recebendo mensagens o tempo todo, dentro do universo virtual do facebook, do twitter, do linkedin, e dos inúmeros amigos virtuais aos quais nem conhecemos. A aldeia global tão sonhada por todos cresceu mais do que o sonho e domina o sonhador.
            “Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que possui, o verdadeiro valor do homem é o seu caráter, suas ideias e a nobreza dos seus ideais.” (Charles Chaplin)
            Em breve estaremos medindo um homem não pelo seu conhecimento e nem pelo seu caráter, muito menos por suas ideias e a nobreza dos seus ideais, mas sim pelo número de seguidores que ele tem no twitter ou amigos adicionados no facebook.
            Quantas horas conseguimos passar sem a internet? Quantas horas conseguimos ficar sem o telefone celular? Dominamos ou somos dominados por essa tecnologia? Quem é o senhor e quem é o escravo? Interagimos através da internet ou somo coagidos por ela?
                        Nas antigas civilizações existia uma dedicação especial de todos em relação as estações do ano, pois cada uma delas tinham um significado especial, em uma delas dedicava-se a plantar, em outra a colher o que se plantou, naquela em que não se plantava e nem se colhia o homem aproveitava o tempo para se dedicar a filosofia, a ciência, aos deuses, ao laser, para ficar com os amigos e com familiares, ou seja, a distribuição do tempo se dava em virtude das alterações da natureza.
            O iniciado guarda dentro de si todo esse conhecimento. A Maçonaria em seus estudos tem como objetivo despertar essa memória em seus adeptos para que possam voltar a viver toda essa magnitude da raça humana.
            Faça um teste simples para saber como está a sua ligação com o universo, descreva quais as alterações tem observado nas quatro estações do ano, alterações pessoais e globais. Como o seu corpo reage durante cada um desses períodos? Como a energia no mundo é afetada nesses momentos distintos? Como essas mudanças de estações afetam,de forma positiva ou negativa, o ambiente da sua casa, do seu serviço, da sua escola, da sua cidade etc ?
            Caso não tenha respostas para essas questões é hora de repensar os seus conceitos sobre a vida. Se você transita pelo ano sem notar nada disso, é sinal que está desconectado do “universo verdadeiro” portanto, desconectado da Verdadeira Luz.
            Não sois máquinas. Homens é o que sois. (Charles Chaplin, discurso final do filme o grande ditador).
            Não sois golen. Homens é que sois. 
            A mensagem deste Equinócio de Outono não poderia ser outra: “conhece-te a ti mesmo.”
            Votos sinceros e fraternais de Paz Profunda, Vida Longa e Próspera.

            Ir.’. Helio Antonio da Silva – Ser.’. Grão-Mestre da Maçonaria Egípcia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário